22 de fevereiro de 2010

coisas que os leitores precisam saber sobre o senhor damasco antes de começar a ler esse blogue

1. Eu mantenho diários. Alguns deles são públicos e outros não.

2. Eu só me interesso pra valer por artistas que acreditam na metafísica. (por "metafísica" eu posso estar me referindo a visões de tigres no céu, a experiências sexuais indescritíveis - O Império dos Sentidos para mim é um filme extremamente bom e metafísico -, a formas que de tão inacreditáveis excedem o mundo dos homens e rodopiam prazerosamente na alma*, a enfim qualquer sensação de verdade, qualquer *click* que transmita um vulto de arrebatamento que valha a vida. Nem que por esse vulto você gaste o resto de sua vida em dúvida sobre a realidade da metafísica e percorra sem fim um caminho para recuperá-la de volta, tal qual um agrimensor K.)

(Pode parecer bobagem, mas só a sugestão de que uma verdade assim não exista nem nunca tenha existido me tiraria qualquer vontade de viver. E eu não acredito que ela existe por desespero ou para ser contra a moda; eu acredito porque, no fundo, eu sou um romântico.)

*durante muito tempo eu acreditei que formas poderiam ser metafísicas sem possuir um objeto. Eu obviamente continuo acreditando nisso - a existência e o poder da música talvez seja o argumento mais forte de que as formas podem carregar por si próprias uma verdade real. É preciso ter cuidado, no entanto, para não deixar que isso se transforme em um dandismo vaidoso, obcecado, e sufoque afinal o espírito.**

**caso você sinta isso, que você é um espírito nobre que está sendo tomado inexplicavelmente por uma vaidade vazia, justificando a própria salvação em coisas do mundo dos homens, uma boa maneira de fugir disso é vendo os filmes do Tarkovsky.***

***não que a arte vá lhe salvar (eu não acredito que vá, embora eu seja um romântico), mas eu acredito que ela - essa arte a que estou me referindo como do meu interesse - é ainda a única forma e a única motivação de insistir no mundo. E eu acredito no mundo. Eu reclamo, eu me desaponto, mas no fundo eu acredito.

3. Eu não comia vegetais até os 20 anos, mas hoje em dia eu já como. E eu só vim a comer damasco pela primeira vez há cerca de três meses. Por essa vocês não esperavam, né?

4. Eu acredito em gênios.

5. Eu sou tímido.

6. Ah, essa é interessante. Até o ano passado, minha postura comum era não gostar, inicialmente, das pessoas e desconfiar sequer da existência de algum espírito na maioria delas. Talvez eu continue desconfiando, mas eu passei a me importar menos com isso e me tornei uma pessoa mais receptiva. Sou um jovem inofensivo, afinal. Não é happy?

7. Eu gosto das roupas da Lady GaGa.

8. Eu sou um pessoano, um baudelaireano, e portanto preciso de entorpecentes para enxergar a verdade por trás da superfície. Os meus pais já perderam a cabeça e simularam desmaios com isso ("Você está perdendo as estribeiras...!!!"), mas afinal se acostumaram, já que nada pode ser feito.


-
Terminei. É tudo o que vocês precisam saber sobre mim, agora podem ir direto para os arquivos e conferir alguns posts imperdíveis. Agora vou deixar uma estrofe simpática e me despeço com um aceno.

Eu fingi que estudei engenharia.
Vivi na Escócia. Visitei a Irlanda.
Meu coração é uma avozinha que anda
Pedindo esmola às portas da Alegria
.

(Álvaro de Campos)

0 comentários: