14 de outubro de 2008

modelos sociais a serem seguidos: O Garoto ITA

Vou me explicar: antes de qualquer coisa, o Garoto ITA não necessariamente estuda no ITA (aquele lugar onde se formam engenheiros), e na verdade prefiro os que não estudam. O Garoto ITA, de todo modo, sempre foi destacado em sua sala de ensino médio por suas habilidades em fazer os exercícios complementares dos volumes de Física Clássica. O Garoto ITA sempre cresceu com uma grande motivação: um grande cientista, um grande engenheiro, o orgulho dos pais e de toda a família.

A história do Garoto ITA (Acho que esse post vai ser um pouquinho longo, então é melhor vocês saírem, se não forem ler tudo) não foi fácil. Para estudar num bom colégio privado, foi submetido a exames que comprovassem sua competência, já que seus pais não tinham condições de pagar o colégio - porém, naturalmente, tirou o 1º lugar em todos. Aprendeu desde cedo a usar óculos e foi necessário pouco tempo para que se inserisse nos diversos jogos de linguagem dos garotinhos do ensino médio. Aqui conhece sua namorada, que o manipulará pelos próximos 7 anos. Estudava 4 horas por dia (valor surpreendente entre os colegas) e, pela noite, fazia musculação.

Conciliando, então, a pequena vida de gênio dos exercícios de livros de cinemática e a vida social, o Garoto ITA chegou a ir para shows de axé, com piscina e praia no fim de semana, amigos e churrascão. Bermudão florido e camisa da olimpíada brasileira de matemática. O Garoto ITA, como todo pequeno gênio, gosta também de músicas mais refinadas, especialmente Bossa Nova e Chico Buarque em geral. É também conhecido entre amigos por gostar de Literatura, ou o que ele próprio costuma chamar de "um bom livro". Preferência por Drummond. Às vezes cita algum nome estrangeiro atrativo, como Dostoiévski. É de praxe, nas bebedeiras do fim de semana, o Garoto ITA citar entre um e outro pedaço de lingüiça: "Tudo vale a pena se a alma não é pequena". Filme favorito: Efeito Borboleta.

Para a surpresa de todos, infelizmente, o Garoto ITA não passou no vestibular, que é o mais difícil do país. O constrangimento foi logo esquecido pela família e o Garoto ITA cursou Engenharia Mecânica ou Computação ou Física na universidade federal de seu estado. Consciente das disputas de mercado, porém mais consciente ainda do quanto é inteligente, o Garoto ITA logo se interessou por leituras como A Arte da Guerra, O Sucesso é ser Feliz e Estudantes Competentes, Profissionais Ricos, que naturalmente acompanham até hoje seu orkut ao lado do último livro do Chico Buarque e de Irmãos Karamazov, que nunca concluiu. Com sua nova bolsa de pesquisa aprovada pelo CNPq, o Garoto ITA passa a comprar suas próprias roupas - o que, até os seus primeiros 21 anos, era de responsabilidade da mãe aposentada. Preferência: 2 peças por 1 na Skyler, tênis nike.

Daqui a poucos anos, estará formado. Bom estudante que é, conseguiu uma aprovação para estudar na Europa. Em breve, fará sua primeira viagem para Paris com sua namorada e companheira. Na volta, eles e os amigos estarão entusiasmados com suas fotos em frente à Torre Eiffel, em pleno inverno europeu. O casaco ficou grande, pois era emprestado de um tio. O Garoto ITA atualiza sua foto no orkut, e põe no about me que "possui grandes sonhos". Amanhã irá para o show do Bon Jovi.

2 comentários:

Anônimo disse...

meio sombrio e triste, esse texto, sabe.

gabipudding disse...

O final deu uma sensação de melancolia pior do que se você tivesse dito que o Garoto ITA foi assaltado quando voltava para casa, reagiu por não querer dar seu celular de última geração e morreu.