25 de outubro de 2008

hábitos curiosos (1)

Recentemente assisti a tal peça do Púcaro Búlgaro (cheguei com um ou dois anos de atraso, mas a culpa não é minha, a culpa é do lugar onde eu moro), e concluí coisas engraçadas, não sobre a peça, mas sobre comportamentos do público em geral. O hábito de aplaudir e rir freneticamente a cada 5 minutos me fez refletir sobre as consequências que isso teria para as outras artes - ou mesmo para o próprio teatro.

Alguém aplaudiu Aristófanes após o coro declamar "Em cima deles cospe um largo e grande escarro / musa deusa e comigo / em folguedos celebra"? Imaginem multidões interrompendo a leitura de The Wasteland para aplaudir logo após "A crowd flowed over London Bridge, so many / I had not thought death had undone so many." Ou então alguém dá pause no dvd e todos se juntam para aplaudir a cena do ovo de O Império dos Sentidos.

Daí alguém me dizer que não, que no teatro é diferente, que lá é como se você quisesse estimular os atores, mandar good vibes, hm. Se vocês tivessem visto a cara vermelha da senhora ao meu lado, o pescoço se dobrando e suas mãos histericamente aplaudindo. Não exatamente charmosa, motivante. E para não dizer que não disse nada da peça, vou dizer que é uma coisa meio Sai de Baixo.

1 comentários:

júlia disse...

é! eu quero ver é o povo vaiar!