15 de agosto de 2008

o limbo e o lustre

dentre minhas maiores distrações, uma delas está em estereotipar gente no geral. quanto mais elaborada e complicada for a estereotipagem, melhor. é um total constrangimento ver gente que só consegue visualizar 3 ou 4 traços e assim finalizam a descrição de um outro, nós sabemos. normalmente gente assim divide todo mundo em "espontâneo" ou "sincero", e os outros com seus respectivos opostos.

mesmo assim, por conta da própria humanidade, fui obrigado a baixar meu nível de exigência e me sujeitar a tal constrangimento. existem pessoas a que tento atribuir mais de 5 quaisquer características e não consigo. cavo com todo meu talento ficcional e mal consigo elaborar uma única linha. às vezes nem as conheço bem, o que poderia ser tomado como uma injustiça da minha parte, mas tenho a impressão de que, ainda que as conhecesse, não adiantaria muito. então nem perco meu tempo.

daí, de volta ao meu quarto, demoro uns 2 minutos olhando um par de sapatos que comprei em Buenos Aires, divago brevemente sobre o quanto eu poderia dissertar sobre aquela peça aparentemente tão simples. quão contraditório é isso? poder escrever uma página inteira sobre um par de sapatos e nem mesmo uma única linha sobre pessoas com que compartilhei o mesmo ambiente às vezes por um semestre inteiro? por anos a fio? por contínuas noites de sábado?

mas estou trabalhando nisso. tenho uma gaiola particular em meu sótão e, de vez em quando, aprisiono alguns desses tipos lá. tenho uma coleção invejável, eu diria. aos antropólogos, sociólogos, políticos ávidos por votos, eu lhes oferto, em primeiríssima mão: troco 30 deles por 1 único belo par de sapatos que esteja a meu nível de exigência - o que não é muito, apenas que seja bonito e tamanho 44. se o comprador for gentil comigo, posso dar umas 2 ou 3 gentinhas a mais, pois deixo claro que não tenho interesse algum em reter essa gente em meus aposentos, ou mesmo em provocar-lhes sofrimento e dor.

de resto, minhas cores favoritas são o preto, marrom, roxo, cinza. não tenho opinião formada sobre o bico quadrado. também é preciso ser razoável quanto ao uso de fivelas, principalmente se douradas. estou aberto às propostas.

2 comentários:

lulu disse...

preciso de um sapato brique.

Rique Paiva disse...

sim, The Books! Ouvia sempre, agora já faz tempo que não ouço. Mas é mor legau.