7 de julho de 2008

por que final fantasy é para crianças espertas

mitificar, desmitificar - ou melhor, assumir um mundo alheio como conhecido - é um processo normal; assim como o seu inverso, o de mitificar a partir daquilo que todos têm por o mundo. acontece mais rapidamente de acordo com a perspicácia de cada um, é verdade, mas acontece em algum grau com todo mundo. em outras palavras, quanto maior a agudeza do espírito, tão mais fácil enjoar, refazer. daí não podermos nunca desistir da peripécia, achar um novo caminho, um novo evento, uma nova princesa a ser salva, invocar sempre novos summons, para, no fim dos extras, subir em cima de um chocobo e se perder entre as árvores da Macalania Woods.

às vezes achamos um moogle e podemos simplesmente clicar em start e nos salvar. às vezes estamos sem pontos de Magic Power e acabamos quase mortos por alguma dessas bestas com asas que caminham pelo deserto, mas graças a uma poção de Ether, recuperamo-nos e ganhamos a partida, ou ainda podemos fugir da batalha.

às vezes damos de cara com um game over, e daí temos duas opções: respirar, olhar pra tudo o que foi feito e se conformar; ou voltar ao último save point, e recomeçar.

0 comentários: