3 de junho de 2008

by the way, Gerard, you should learn how to tie your tie better

dos manuseios que passei a ter com livros (diga-se que até uns 2 anos atrás, eu abominava qualquer tipo de risquinho, observação, que for), há dois que se destacam: um é o q que normalmente vem acompanhando enfadonhas observações de comentadores nos prefácios ou orelha do livro.
por exemplo. comprei recentemente um volume bilíngüe com os contos completos do oscar wilde e, no prefácio do livro, por algum desses comentadores aí, falava em "preocupação pioneira", "marginalização" e, numa determinada passagem, sobre (essa é ótima) "procurou mostrar isso tanto nos textos como na vida real". logo, me dispus a colocar um simpático q feito a lápis. minha outra opção seria a de rasgar o prefácio, mas não, não, My dear mother, it all sounds very tragic, of course. então resolvi deixar lá.

por outro lado, existe um outro símbolo que me agrada colocar eventualmente nos livros: o :~. (que quer dizer uma lagriminha, para quem por ventura não souber. ou seja, se você já pegou algum livro emprestado meu e pensava ter achado, hum, não sei, mas não era. era uma lagriminha desenhada). não vou fazer delongas porque acho constrangedorzinho. mas a questão é essa: Lord Henry já se acostumou com as lagriminhas. tomei a liberdade e povoei das mesmas lagriminhas a edição com A Woman of No Importance que peguei na biblioteca da faculdade. confesso que fiquei me sentindo culpado por quase 20 segundos, depois esqueci.

"People nowadays are so absolutely superficial that they don't understand the philosophy of the superficial. By the way, Gerard, you should learn how to tie your tie better. Sentiment is all very well for the buttonhole. But the essential thing for a necktie is style. A well-tied tie is the first serious step in life."

(Lord Illingworth: A Woman of no Importance, Oscar Wilde)

1 comentários:

lulu disse...

haha, esse "q" é ótimo. acho que irei adotá-lo.
em vez da lagriminha costumo escrever comentários sobre as partes que me emocionam. mas é verdade que nenhum deles se compara a grandeza subjetiva de um :~ .