31 de maio de 2008

meu lado monica vitti

por que professores ainda passam trabalho em grupo? ou melhor: por que os professores da letras ainda passam trabalho em grupo? por um lado, poderia dizer que são preguiçosos que não querem avaliar aluno um por um; por outro, tudo bem, a maioria dos alunos dá no mesmo e é econômico corrigir logo quatro de uma vez. tipo, como se fosse um médico velhinho e rabugento, vendo que um enorme grupo sofre da mesma enfermidade e faz as consultas em grupo, já que vai passar enfim o mesmo medicamento. mas não.

acho que professores continuam passando esses trabalhos para nos alertar logo - fazendo-nos passar pela própria experiência - de que o importante mesmo não é comunicável e que essas discussões bobas que o grupo faz (ou que, num plano hipotético, deveria fazer) são tudo perda de tempo. quando eu estou sentado à mesa com um grupo e vejo o que eles estão discutindo, fico sempre esperando que venha um vento no meu cabelo e que meu olhar paire no horizonte.

- e você, luigi, qual sua posição sobre a questão da experiência em Hume?

0 comentários: