28 de outubro de 2008

sobre um colega do passado e uma foto recente da brigitte bardot

Outro dia encontrei um colega. Digo, alguém que eu conhecia. Mentira, não encontrei, vi seu perfil no orkut - o que quer dizer a mesma coisa. Mas isso pouca diferença faz, pois consegui construir uma possível conversa nossa até eu concluir que - pasmem - ele diria a mesma coisa. Eu também diria a mesma coisa, por força das queridas convenções. Mas não é só isso: ele continua pensando a mesma coisa. Eu diria que é praticamente a mesma pessoa - salvo um corte de cabelo, umas novas amizades. Passei alguns minutos pensando sobre esse meu colega que continua o mesmo (como minha tia diria, "hohoh, não mudou na-da!") e senti uns zumbidos na minha orelha.

Lembro que uma vez ouvi esse mesmo colega dizendo algo sobre as coisas simples da vida. Tudo bem, ele não disse, mas poderia ter dito. Ele certamente disse, eu que estava desatento. Então, disse que gostava das simplicidades da vida e que (aqui começa o discurso) - no fim de tudo -, só nos resta um banho de sol, uma boa companhia e dar umas boas risadas, por aí, vocês sabem. Mas não foi tudo, ele também disse que é uma pessoa muito transparente, que gosta de preto no branco e que fala mesmo. Ou ainda, ele disse que não fala, que não deve satisfações a ninguém. Na época, eu achava pouco convincente; hoje concluo que de teatral não havia nada em seu discurso: meu colega era de fato transparente, gostava das coisas simples da vida, e as outras. Apenas as circunstâncias eram outras.

Ver o orkut desse meu colega - ou seja, ver o meu colega - é como ler pela 2ª vez um livro ruim para concluir que o argumento do livro não mudou. Tudo o que mudou, e nem mudou tanto, foi a minha leitura - que pode ter sido desatenta na primeira vez, mas não teve muito a perder para a segunda. Circunstâncias. Agora, como prometido a todos vocês no título (e uma qualidade minha é cumprir as promessas), uma foto recente da brigitte bardot, grande BB*:


*sempre que ouço alguém dizer que "não deve satisfações a ninguém", penso em fazer essa mesma cara aí de cima. tudo o que eu queria fazer, na verdade, era unir o "não dever satisfações a ninguém" à foto. daí inventei essa história toda. ainda assim, devo muito aos que por ventura serviram de inspiração. grande BB.

1 comentários:

Anônimo disse...

ADORO suas digressões e enrolation techniques.