27 de maio de 2008

reflexões enquanto procuro meu sombrero

não existe nada mais gentil que a discrição. todo artchista no fundo é mais ou menos discreto (caham, caham). bom-bem. essa divagação toda porque no wordpress (e é por isso que eu não abandono o blogspot), na janela de comentários, é posto da seguinte forma: "Seu email nunca será publicado ou compartilhado". Que o meu e-mail nunca seja publicado ou compartilhado já era para ser óbvio nas entrelinhas (mesmo sendo mesmo algo que eu não espero, o que vai me conduzir a sempre colocar emails falsos na janelinha dos comentários). Ora, se por um lado, é demasiado constrangedor confiar que o site jamais publicaria meu email sob hipótese alguma, é uma humilhação se render e colocar o email mesmo com esse nunca em itálico. Que o efeito absolutamente discreto jamais seja atingido (imaginem, vocês, formas de comunicar ao comentador sobre sua privacidade sem imediatamente remeter ao fato de que ele, em algum nível, vai sentir essa privacidade ameaçada - seja 5 segundos depois de ter clicado em "ok", seja depois de receber o primeiro spam de origem desconhecida), é um fato triste, porém todos encaramos isso de frente todos os dias. De todo modo, dá pra ser minimamente discreto, ou melhor, minimamente descarado; o que não funciona é informar ao leitor que Seu email nunca será publicado, com os malditos itálicos aí. Não existe nada mais escandaloso e desesperado que isso. Parece que o configurador está zombando da sua cara, testando sua perspicácia. Eu consigo imaginar o configurador do wordpress olhando pra mim, ensaiando segurar minha mão com força e dizendo que no matter what happens eu posso ficar tranqüilo de que meu email não vai ser divulgado, mesmo que ele perca madrugadas fixing bugs, perca o sono, e por aí vai. De todo modo, não dá pra acreditar. Pode até ser verdade que não divulguem meu email por aí, mas eu não acredito, não. *


* Pensei em formas avassaladoras de concluir o post, como "Eu só acredito no silêncio" ou "Nunca poderia ser verdade, pois a verdade não existe e tudo é uma grande maneira de convencer as pessoas de suas mentiras e blablabla" com o devagar afastamento de câmeras, olhar fingidamente desconcertado e rápido close na igualmente fingida impaciência dos dedos, etc, mas fazer isso acabaria mostrando, também fingidamente, que esse humor todo era só uma desculpa esfarrapada pro meu drama. Por outro lado, como comparar drama e discrição - essa última que é a rainha do post, assim como a Xuxa é a rainha dos baixinhos e a Gretchen a rainha do bumbum - sem fazer confusão? Mas, um minuto, por que faria?

1 comentários:

lulu disse...

você achou o sombrero?