29 de maio de 2008

o que dizer da contemporaneidade

numa discussão amigável com meus pais, alguém falou sobre o uso de retroprojetores em sala de aula. um instante depois, já falávamos sobre data show, power point e samba-raiz. eu disse logo, claro, que tudo isso é uma bobagem, e minha mãe disse que é, vamos com calma, podemos chamá-los de meros facilitadores de aprendizado. na mesma hora, me corrigi. é, são apenas facilitadores de aprendizado; ora, que mal há, se o aluno não entende a discussão, que o professor seja maleável e utilize o bendito retroprojetor? mesmo os alunos mais preguiçosos - não que seja a maioria, né - devem ter acesso às facilidades. fico muito contente com retroprojetores em geral.

na verdade, já consigo imaginar um data show numa disciplina de romantismo em literatura brasileira, com a Iracema sambando no power point na tela da tv no meio desse povo. um assunto chato como romantismo, ainda mais no brasil, tem mesmo que usar de todas as suas armas pra prender a atenção do aluno. esse, coitado, que culpa tem de ser assim tão... distraído? por mim, inclusive, a biblioteca devia parar de insistir em comprar os livros integrais, já que ninguém pega mesmo. no lugar deles, Para compreender O Mito da Caverna, adaptações e edições da Bravo. (E livros de dieta, toda biblioteca tem que ter livros de dieta, nutrição, saúde, tal.)

além do mais, os retroprojetores tem a incrível vantagem de jogar aquela luz na nossa cara, de modo que todos nos sentimos um pouco Kate Moss, um glamour ímpar, um charme que apenas retroprojetores tem a nos oferecer.

enquanto isso, Mariah Carey mostra que é boa de baseball, mesmo em cima do salto alto:

5 comentários:

Anônimo disse...

BESSSSSSSSTA

agente laranja disse...

1 - O Romantismo é chato mesmo, que fazer. Menos mal do que o barroco. Curioso como tudo aquilo de hoje em dia que é dito barroco é meio legalzinho, mas aquilo do barroco que é chamado assim é, como o resto, um porre.

2 - São facilitadores de do(s?)cência, porque assim o professor pode copiar um único power point em doze mil salas diferentes e fingir que deu aula em alguma.

3 - Em sala de aula se devia é usar slide que tem o barulhinho engraçado e a música do Le Tigre.

Luciano disse...

q

lulu disse...

Iracema :~

lulu disse...

ah! e cala a boca, clara.